Fenatib vai até escolas nesta quarta-feira
|
As atrações itinerantes do 20º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) chegam a locais distantes do Centro nesta quarta-feira, dia 9 de novembro. Além das tradicionais apresentações no Teatro Carlos Gomes, o evento se desloca até a Sociedade Serrinha, na Vila Itoupava, às 15h, com o espetáculo Meu pai é um homem pássaro, com a Cia. Experimentus, de Itajaí. Depois é a vez do Caic Arão Rebello /EBM Conselheiro Mafra que recebe, às 14h, o espetáculo Isso não é brincadeira, com o Detalhe Teatro, de Blumenau.
O festival prossegue até sábado, dia 12, com a organização do Instituto de Artes Integradas (Inarti) e da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). Esta edição oferece ao público oito peças produzidas por companhias dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, além de 10 grupos suplentes. As atrações são apresentadas no Teatro Carlos Gomes, escolas e palcos alternativos nos espaços públicos da cidade. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados 30 minutos antes de cada espetáculo.
Programação
9 de novembro, quarta-feira
Sociedade Serrinha – Vila Itoupava
Horário:15h
Espetáculo: Meu pai é um homem pássaro
Grupo: Cia. Experimentus – Itajaí (SC)
Autor: David Almond
Direção: Daniel Olivetto
Faixa etária: 6 anos
Duração do espetáculo: 60 minutos
Sinopse: Jack é um homem que, após a perda da esposa, vive sob os atenciosos cuidados da filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros e tomado pelo desejo de voar, Jack se vê diante da chance de lançar-se no ar quando é anunciado que a cidade receberá “A Grande Competição do Pássaro Humano”. O sonho do “avoado” pai passa a ser também um desejo da filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois, um homem pássaro e uma menina pássaro.
9 de novembro, quarta-feira
Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes
Horários: 9h, 15h e 19h30
Espetáculo: Sakurá
Grupo: Cia. Crias da Casa – Rio de Janeiro (RJ)
Autor: Gabriel Naegele
Direção: Gabriel Naegele
Faixa etária: A partir de 6 anos
Duração do espetáculo: 55 minutos
Sinopse: Já é março em um pequeno vilarejo no Japão e as últimas folhas das cerejeiras já são levadas pelo vento. Todos se preparam para os festejos do Hanami, que nada mais é do que contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do Sakurá. In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai, mas para isso terá que cumprir sua grande missão e enfrentar seu maior inimigo. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida às tradições e, portanto, deve se tornar uma Gueixa. No entanto, ela não deseja seguir a tradição imposta. Para encontrar seus destinos, eles terão que aprisionar o mal dentro si e somente assim enfrentar a grande maldição que diz: “aquele que alcançar o Monte Fuji sem possuir um coração puro, estando cheio de sentimentos obscuros, ficará preso para sempre”. Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios que se cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o ultimo Sakurá.
9 de novembro, quarta-feira
Caic Arão Rebello /EBM Conselheiro Mafra
Horários: 14h
Espetáculo: Isso não é brincadeira
Grupo: Detalhe Teatro – Blumenau (SC)
Autor: Roberto Morauer e Jean Massanero
Direção: Roberto Morauer
Faixa etária: 6 a 11 anos
Duração do espetáculo: 40 minutos
Sinopse: “Isso não é brincadeira”, retrata histórias vivenciadas por crianças que brincam no pátio, uma garotinha sozinha esperando ônibus, um menino que adora contar histórias e uma menina que está sob os cuidados do tio. O espetáculo busca mostrar às crianças a necessidade de falar com alguém de confiança quando lhes acontece algo que não entendem muito bem.