Rádio Clube De Blumenau Reforma do ensino médio é aprovada sem alterações e vai à sanção ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 20 de abril de 2021 -

Reforma do ensino médio é aprovada sem alterações e vai à sanção

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 8, a medida provisória que trata da reforma do ensino médio. O texto foi aprovado por 43 votos a favor e 13 contrários e vai, agora, à sanção do presidente Michel Temer. Os senadores aprovaram a matéria sem alterações, do jeito que havia sido aprovada na Câmara.

Ficou assim: 60% do currículo dos três anos do ensino médio serão de conteúdo mínimo obrigatório preenchido pela Base Nacional Curricular Comum. Os outros 40% serão de escolha das escolas, com base nos chamados itinerários formativos, em que o estudante vai escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. A escolha pelo aluno poderá ser feita já no início do ensino médio.

Educação física, arte, sociologia e filosofia, que estavam como optativas no texto original, voltam a ser disciplinas obrigatórias no currículo. Outra mudança: profissionais com notório saber na matéria poderão ser contratados pelas escolas, mesmo que não tenham formação acadêmica específica para dar aulas. Isso vai permitir, por exemplo, que um engenheiro dê aulas de matemática ou de física e não mais necessariamente um professor com licenciatura nessas áreas.

A carga horária também aumentou. Pelo menos mil horas anuais, no prazo de cinco anos, para todas as escolas do ensino médio. Para isso, vai haver apoio financeiro do governo federal. Depois de aprovação, o presidente Michel Temer parabenizou o Congresso. Disse que as alterações na grade curricular serão “instrumento fundamental para a melhoria do ensino” brasileiro.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?