Rádio Clube De Blumenau Conheça os serviços de saúde oferecidos em Blumenau para mulheres ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quarta-feira, 23 de maio de 2018 -

Conheça os serviços de saúde oferecidos em Blumenau para mulheres

 

A rede de saúde de Blumenau disponibiliza uma série de serviços voltados para as mulheres. Atualmente, o município mantém o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), referência em saúde da mulher, que atende pacientes mediante encaminhamento das unidades básicas. A unidade situada junto ao AG do Centro, no bairro Ponta Aguda, reúne médicos ginecologistas e profissionais de enfermagem, que realizam exames e procedimentos especializados como colposcopia, biópsia de colo uterino, inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e consulta em mastologia geral. Somente em 2017, o Caism realizou 2,7 mil consultas de ginecologia, 148 colocações de DIU e 511 procedimentos, entre colposcopias, biópsias e cauterizações.

Na atenção básica, porta de entrada do Sistema Único de Saúde, são efetuados atendimentos primários, como orientações em saúde e planejamento familiar, exames preventivos de colo de útero e mama, consultas de pré e pós-parto, entre outros. A cidade possui também um serviço destinado para pessoas vítimas de violência sexual: o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs), no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. No local, uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiras, psicólogas e assistente social, oferece assistência e acompanhamento tanto de casos urgentes como referenciados por outras unidades da rede.

O Banco de Leite de Blumenau é outro órgão que presta um importante serviço. Além de auxiliar mães durante o processo de amamentação, atua em parceria com doadoras de leite para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de bebês, sobretudo os nascidos de modo prematuro. Atualmente, a unidade instalada dentro do Centro Rosânia Machado Pereira está com baixo estoque e necessita de doações. Toda a coleta é realizada pelas próprias doadoras, que recebem em suas residências orientações e o apoio necessário para a retirada do leite da mama, além dos vidros esterilizados para armazenamento. O recolhimento do material é feito pelos profissionais no próprio domicílio. O material abastece os Hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, em Blumenau, e Azambuja, em Brusque, conforme a necessidade.

Ação no Dia Internacional da Mulher

Nesta quinta-feira, dia 8, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), apoia uma ação social promovida pela Associação Renal Vida, na Cooper da Vila Nova, das 9h às 17h. A iniciativa será alusiva ao Dia Mundial do Rim e ao Dia Internacional da Mulher, ambos celebrados durante a data, e abordará a saúde renal, sobretudo em mulheres. No local, haverá um espaço com orientações e atividades como aferição de pressão arterial, glicemia e colesterol.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?