Rádio Clube De Blumenau Estudantes de Blumenau ganham bolsa de iniciação em universidade na Alemanha ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 28 de fevereiro de 2021 -

Estudantes de Blumenau ganham bolsa de iniciação em universidade na Alemanha

Blumenau ganhou destaque nacional pelo incentivo ao estudo da língua alemã. Três estudantes da cidade conquistaram concorridas bolsas para o curso de iniciação em nível superior na Alemanha, chamado de Schnupperstudium. O Projeto PASCH “Escolas: uma parceria para o futuro”, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em parceria com o Instituto Goethe, entidade Cultural da República Federal Alemã, ofertou cinco vagas para todo o Brasil, sendo que três delas ficarão com Filipe Storiek Batista, Raquel Behrens e Thaís Jandre, todos de 16 anos, estudantes da Escola Barão. As outras duas bolsas do Brasil foram destinadas a representantes das cidades de Florianópolis e São Paulo.

O programa “Probestudium Jena 2017” será realizado entre os dias 7 e 20 de maio na Friedrich-Schiller-Universität, na cidade de Jena. Para conseguir a bolsa, os estudantes interessados tiveram suas candidaturas analisadas pela equipe do Projeto PASCH no Brasil, com sede em São Paulo. Além de oferecer a iniciação universitária onde cada estudante selecionado optou por um curso superior de sua área de interesse, está incluído na bolsa acomodação, alimentação, transporte local, curso complementar da língua alemã e passeios culturais na cidade de Jena e arredores, como na famosa cidade de Weimar. “Eu quero trazer um pouco da cultura e da experiência alemã para o Brasil. Um dia vou usar estas informações para ingressar na Organização das Nações Unidas (ONU) e fazer a diferença no nosso país”, afirma Raquel, umas das estudantes selecionadas para a bolsa.

Felipe acredita que a experiência lhe abrirá portas para o futuro. Ele estuda alemão há apenas dois anos e pretende se formar em Ciências Aeronáuticas para atuar como piloto na Europa. “Quero crescer através do idioma e fortalecer as minhas relações com aquele país”. Já a estudante Thais, que cresceu cercada pelo idioma, acredita que o benefício será ainda maior. “Essa oportunidade, além de ampliar a visão do mercado de trabalho, ainda possibilitará o aprimoramento no idioma”, acrescenta.

O programa é ofertado em todos os países da América do Sul os quais contam com escolas parceiras do PASCH/Instituto Goethe. Além de trocar experiências com graduandos e graduados da Alemanha, os estudantes de Blumenau também vão conviver ativamente com outros 15 bolsistas da América do Sul. O Projeto PASCH busca implementar o ensino da língua alemã para mais de 500 mil alunos de 1,7 mil unidades de ensino em 113 países. Destas, 20 estão no Brasil, incluindo aBarão.

Estão não é a primeira vez que estudantes da Escola de Blumenau participam do projeto. Em 2016, eles conquistaram duas das seis vagas oferecidas para brasileiros com destino a cidade de Heidelberg. “Os nossos estudantes retornaram com grandes experiências e com os laços ainda mais fortes com a Alemanha”, acrescenta professora de Língua Alemã na Barão, Iracema Bauer Krueger.

 

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?