Rádio Clube De Blumenau Bombeiros de SC atendem a 59 mil ocorrências com águas-vivas no litoral ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Quinta-feira, 26 de abril de 2018 -

Bombeiros de SC atendem a 59 mil ocorrências com águas-vivas no litoral

Compartilhe

Queimadura provocada por esse animal deve ser tratada com vinagre, orientam bombeiros.

A presença de águas-vivas durante o verão, quando a água do mar fica mais quente, costuma aumentar. Somente neste ano, já foram 59 mil feitos atendimentos pelos bombeiros de Santa Catarina. Nas praias, a bandeira lilás alerta os banhistas sobre esses animais.

“Se tiver aparecendo a bandeira roxa na praia, significa que nessa praia está tendo uma incidência alta de águas-vivas no mar. Então ele [o banhista] deve evitar entrar no mar nessa praia”, explicou o tenente Ian Triska, do Corpo de Bombeiros.

Em Florianópolis, a praia do Campeche tem sido a com maior número de ocorrências desse tipo neste verão. Em um único dia, 300 pessoas foram atendidas. No último final de semana, os bombeiros recolheram cerca de 30 caravelas do mar.

As caravelas são mais perigosas do que as águas-vivas porque têm tentáculos maiores. Mas, a forma de tratar uma queimadura é a mesma, com o uso de vinagre.

“O único tratamento recomendado pelo Corpo de Bombeiros Militar é a aplicação de vinagre, porque ele vai cessar o mecanismo que carrega a substância para a água-viva e vai evitar que as células que transportam esse mecanismo se dissipem na pele da pessoa. Então, passar pasta de dente, ou água doce, ou qualquer outro tipo de tratamento não é indicado pelo Corpo de Bombeiros”, disse o tenente Ian Triska.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *