Rádio Clube De Blumenau Dia do Uso Racional de Medicamentos alerta para riscos da automedicação ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 28 de fevereiro de 2021 -

Dia do Uso Racional de Medicamentos alerta para riscos da automedicação

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos aconteceu neste domingo, 5 de maio, e serve de alerta para os riscos da automedicação. O hábito de tomar remédios por conta própria, sem a orientação de um profissional pode ocasionar riscos para a saúde. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% das internações hospitalares são causadas por mau uso de medicamentos.

Seja para tratar uma dor muscular, dor de cabeça ou para aliviar sintomas de resfriados, a automedicação nunca é indicada. Somente um profissional da saúde, que tem completo conhecimento sobre medicamentos, é quem deve prescrever e ditar horários certos. Outro ponto importante é o consumo de álcool em conjunto com medicamentos. Tal prática pode sim interferir na eficácia, já que o álcool interfere na absorção, comprometendo o tratamento.

Pessoas com doenças crônicas, como por exemplo hipertensão ou diabetes, devem ter atenção redobrada. O uso de medicamentos sem prescrição pode causar uma interação medicamentosa com os remédios de uso contínuo, resultando na potencialização ou corte do efeito, agravando o quadro clínico.
Nenhum remédio é livre dos efeitos colaterais. Cada remédio possui uma composição e, portanto, efeitos colaterais diferentes. A manifestação desses efeitos varia de organismo para organismo, podendo ou não se manifestar de forma extrema. É muito importante alertar o médico sobre alergias e outros problemas de saúde, e sempre ler a bula dos medicamentos antes do consumo.

Dicas

Os medicamentos líquidos fazem efeito mais rápido do que os em comprimidos e capsulas, porém, dissolver um remédio em água não o torna mais eficaz. Isso porque, dependendo da composição, pode machucar a região da boca e garganta.

Tomar remédios em jejum deve ser feito apenas com orientação médica. Alguns medicamentos possuem um teor de acidez muito elevado, que pode contribuir para uma intolerância gastrointestinal.

No caso de esquecimento do horário do medicamente, dobrar a dose não fará o mesmo efeito. O ideal seria esperar o próximo horário e voltar a tomar corretamente. No caso dos antibióticos é importante seguir à risca a prescrição e nunca se automedicar. O intervalo entre os horários é chamado de meia-vida, tempo em que a concentração do remédio cai pela metade. Se ingerir antes do horário, haverá o risco de intoxicação, e se ingeridos depois, a bactéria pode criar resistência. Por isso, é muito importante escolher um horário que se adeque a rotina para não prejudicar o tratamento.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?