Rádio Clube De Blumenau Vacina para prevenir febre amarela está à disposição da população ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 07 de março de 2021 -

Vacina para prevenir febre amarela está à disposição da população

Mais de 75 mil doses já foram aplicadas em 2019. Vacina está disponível o ano todo.

A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau segue vacinando a população contra a febre amarela, e possui atualmente cerca de três mil doses em estoque na Vigilância Epidemiológica, além daquelas já distribuídas nas salas de vacina do município. Em 2019, mais de 75 mil doses da imunização já foram aplicadas no município. No ano passado inteiro, 53.411 pessoas foram vacinadas.

Atualmente 36 salas de vacinação estão em funcionamento no município, em AGs e ESFs. A vacinação que protege da febre amarela é indicada em dose única para crianças de 9 meses a pessoas de 59 anos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação também para alérgicos à proteína do ovo.

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura de Blumenau intensificou as ações de vacinação contra a febre amarela para evitar que a doença chegue à cidade. Além da vacinação da população das áreas rurais, de fevereiro a abril desse ano foi ampliado o funcionamento da vacinação nos Ambulatórios Gerais (AGs), para que a comunidade tivesse mais opções de horário. Também foi realizado um sábado destinado à imunização, onde mais de duas mil pessoas se vacinaram. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano e é importante ter em mãos a carteira de vacinação quando da aplicação.

Os sintomas da febre amarela costumam ser similares aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo. A doença pode evoluir para formas graves e até levar a morte. A vacina ainda é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.

Fonte: Prefeitura de Blumenau | Assessora de Comunicação: Marília Prado

Foto: Divulgação

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?