Rádio Clube De Blumenau Evento de natal Adventsmarkt começa sexta-feira em Pomerode ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Terça-feira, 28 de janeiro de 2020 -

Evento de natal Adventsmarkt começa sexta-feira em Pomerode

Na cidade mais alemã do Brasil, a cultura deixada pelos colonizadores faz parte do cotidiano de muitos moradores. No Natal não é diferente. E quem passar por Pomerode poderá ver de perto o resgate dessas tradições no Adventsmarkt, ou “Mercado de Advento”, inspirado nos Mercados de Natal da Alemanha que anualmente atraem milhões pessoas de todo o mundo.

O evento inicia na sexta-feira (4/11) com um Desfile de Lanternas a partir das 20h. Com saída no Supermercado Mocam e chegada no Teatro Municipal, o desfile contará com 360 crianças, acompanhadas da Banda Municipal. “Organizado pela Secretaria de Educação de Pomerode, o Desfile de Lanternas simboliza que é possível trazer a luz para a escuridão, ajudar quem precisa, transformar. É um evento especial que antecede o Natal, em homenagem a São Martinho”, conta a integrante da comissão organizadora, Ivone Lemke.

O dia também marcará a chegada do Papai Noel. Aliás, o bom velhinho promete chamar a atenção de quem passar pelo Adventsmarkt, que segue até o dia 18 de dezembro, pois ele estará na pequena Alemanha com traje especial para encarar o Verão brasileiro, de bermuda e camiseta, recebendo as crianças em Português e em Alemão.

 Atração inédita no Brasil

Outra atração que promete encantar o público é um Schwibbogen, ou “Arco de Natal Iluminado”, de sete metros. A tradição data de 1740, na região de Erzgebirge, Alemanha. “A região era muito conhecida pelas suas montanhas de minério e trabalho nas minas. O arco simboliza a entrada da mina e as velas remetem a um grupo de mineiros caminhando com suas tochas, formando uma linha de luzes. Os moradores da região colocavam um Schwibbogen na janela para que, na neve e no escuro, as pessoas encontrassem o caminho de casa. Ter um Schwibbogen em casa significa que seus convidados são bem-vindos”, explica Gicele Correa, da comissão organizadora. Para decorar sua casa, será possível adquirir estas peças em diferentes tamanhos no Mercado de Natal, onde estarão expostos o trabalho dos artesãos locais.

 A programação

A programação do Adventsmarkt foi montada para agradar toda a família, que pode conferir os bonecos quebra-nozes, pirâmide natalina com 10 metros de altura e presépio torneado em madeira, pinheiros decorados com bolas de vidro antigas, casinhas típicas, apresentações musicais e culturais e um parque de diversões. A culinária também estará presente, com o delicioso bolo doce chamado de Stollen e as bolachas pintadas à mão.  “O Adventsmarkt chega a Pomerode com o objetivo de valorizar os elementos culturais da família alemã, além de envolver a comunidade de forma bastante participativa”, destaca Ivone Lemke.

O Adventsmarkt é uma realização da Fundação Cultural, com apoio da Acip e Avip e patrocínio da Kyly, Calesita e Câmara de Vereadores.

Acompanhe todos os detalhes na página no Facebook e no site www.vemprapomerode.com.br.

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?