Seterb firma parceria com o Inmetro/SC
|
A Prefeitura de Blumenau, por meio do Seterb, assinou na manhã desta quinta-feira, dia 2, no Salão Nobre, um protocolo de intenções com o Instituto Metrológico de Santa Catarina (Inmetro/SC). O acordo tem como objetivo permitir que o órgão estadual acesse o sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), instalado nas lombadas eletrônicas do perÃmetro urbano da cidade, para a fiscalização dos veÃculos com certificados vencidos de verificação metrológica dos cronotacógrafos e aplicação das sanções previstas na legislação.
Por meio deste protocolo, o Seterb e Imetro/SC poderão promover a troca de dados, possibilitando que o sistema de OCR passe a identificar os veÃculos em situação irregular. A medida contribuirá para que os agentes de trânsito da autarquia façam a fiscalização e tenham ciência do cometimento da infração. Conduzir o veÃculo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está previsto no artigo 230, inciso X, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O documento foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt, pelo presidente do Imetro/SC, João Carlos Ecker, e pelo presidente do Seterb, Marcelo Althoff. Segundo Althoff, essa será a primeira parceria do órgão estadual com um municÃpio. Na ocasião, o prefeito Mário Hildebrandt ressaltou que a troca de informações proporcionará mais segurança viária à s pessoas.
O cronotacógrafo é um equipamento instalado em determinados veÃculos de transporte de passageiros e de cargas que registra a velocidade e a distância percorrida, em função do tempo decorrido. O Imetro/SC estima que em áreas urbanas 70% desses veÃculos circulam com os certificados de verificação metrológica vencidos.