Rádio Clube De Blumenau Projeto traz apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe ao Parque Ramiro Ruediger ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Domingo, 09 de maio de 2021 -

Projeto traz apresentações gratuitas de teatro lambe-lambe ao Parque Ramiro Ruediger

A magia de um miniespectáculo, realizado dentro de uma caixa cênica, com animação de bonecos, cenário, iluminação e sonorização por meio de um fone de ouvido, criando um ambiente com todas as sensações que o teatro tradicional proporciona. Com o objetivo de instigar as pessoas a essa linguagem teatral e com o intuito de despertar a percepção e a sensibilidade do público, em meio à correria do cotidiano, a Cia Macadame apresenta os espetáculos de teatro lambe-lambe: “Confusões na Floresta” (4min), “O Náufrago e a Sereia em Perigo nos Mares” (4min), e, “Ideia de Passarinho” (3min), por meio do projeto Caixeiros Circulando. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, ocorrem no dia 14 de agosto, no Parque Ramiro Ruediger, das 14h30min às 16h30min. O projeto Caixeiros Circulando é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura Municipal de Blumenau.

“A proposta do Caixeiros Circulando é de promover a formação de público e aumentar a perspectiva de ações culturais voltadas ao teatro lambe-lambe, destacando a importância dessa expressão teatral, criada no Brasil e pouco divulgada no município. Nestas ações, teremos três caixas itinerantes e o foco dos espetáculos é a conscientização ambiental”, diz a produtora cultural da Cia Macadame, Priscila Gilinski Machado.

Segundo Priscila, historicamente, a nova linguagem de Teatro de Animação foi criada pelas brasileiras Denise dos Santos e Ismine Lima, no ano de 1989, em Salvador, Bahia. Isto ocorreu a partir da observação dos antigos fotógrafos de rua da década de 1960, os chamados “lambe-lambe”. Dali surgiu a ideia de reaproveitar as caixas como espaço cênico. Atualmente, essa nova linguagem vem sendo divulgada em âmbito nacional e internacional. “O diferencial do teatro lambe-lambe é que o espetáculo tem uma curta duração, elementos animados e acontece dentro de uma caixa para apenas um espectador de cada vez. Nós nos realizamos ao apresentar os espetáculos, ao tocar o coração de cada pessoa que assiste. Como bonequeiros, aprendemos novas técnicas e desenvolvemos a arte da interpretação, desta forma nos tornamos multiplicadores e divulgadores do teatro lambe-lambe”, complementa.

Haverá mais três ações do projeto até o fim deste ano, uma no Parque Ramiro Ruediger, no dia 11 de setembro (às 14h30); outra, no dia 29 de outubro, no Espaço Cultural Vovó Tânia (às 15h); e outra, no dia 18 de novembro, na ONG São Roque (às 15h). Acompanhe as notícias e as novidades da Cia Macadame e do projeto Caixeiros Circulando pelo www.facebook.com/ciamacadame ou www.blumenaumaiscultura.com.br/projeto/107

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?