Rádio Clube De Blumenau Frio chega com mais intensidade a partir de quinta-feira no Vale do Itajaí ⋆ Radio Clube de Blumenau Rádio Clube De Blumenau
AO VIVO
Sexta-feira, 27 de novembro de 2020 -

Frio chega com mais intensidade a partir de quinta-feira no Vale do Itajaí

Em Blumenau, temperaturas mais baixas devem ser registradas no sábado, entre 4°C e 6°C, segundo o AlertaBlu.

No calendário, o inverno começou oficialmente no dia 21 de junho. Pinhões e tangerinas já ganham os devidos espaços nos mercados, quitandas e até na beira das estradas. O que ainda falta é um elemento fundamental para que o inverno de Santa Catarina inicie de verdade, o personagem principal da época: o frio.

Para o ânimo de quem gosta de temperaturas mais baixas, o frio mais rigoroso deve chegar a partir de quinta-feira (4) em Blumenau e em todo o Estado. De acordo com dados do AlertaBlu, os termômetros devem marcar temperaturas mais amenas já a partir do fim da tarde de quinta, com 10 °C.

A previsão indica temperatura ainda mais baixa no fim de semana, não se descartando a chance de geada em lugares mais elevados da região. Na sexta-feira, os termômetros devem marcar entre 6°C e 8°C. Já o sábado deve registrar as temperaturas mais baixas, com mínimas variando entre 4°C e 6°C, em Blumenau.

O AlertaBlu explica que essas temperaturas acontecem por conta de uma massa de ar frio. Para o começo da próxima semana, o órgão prevê uma elevação, mas ainda com a sensação de frio mais acentuado, mesmo com a presença do sol.

— É uma situação normal, bem típica do inverno o que nós vamos vivenciar daqui para frente. Aqueles dias em que o sol aparece sem nuvens, mas mesmo assim as temperaturas continuam baixas nas manhãs e noites. Aqui em Blumenau, historicamente temos pontos de mais frio, em áreas elevadas, como na região da Nova Rússia, Vila Itoupava e Morro do Cachorro, que podem registrar temperaturas mais baixas — afirma Tatiane Martins, meteorologista do AlertaBlu.

Em outras partes do Vale do Itajaí, segundo a Epagri/Ciram, o frio mais rigoroso deve ocorrer nas cidades do Alto Vale, como Imbuia, Rio do Oeste e Chapadão do Lageado, com a temperatura mínima chegando a -1°C. Essas cidades são exceção.

Outras como Doutor Pedrinho, Salete, Petrolândia, Ituporanga, Atalanta, Agrolândia e Rio do Campo devem registrar mínimas de 0°C, que deve ser a tendência para boa parte do Vale. Já em Blumenau, Indaial, Pomerode, Gaspar e Brusque, a previsão é de termômetros entre 3 °C e 17 °C.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, isso ocorre por conta da atuação de uma massa de ar frio e seco de origem local, que passa por Santa Catarina. E mais: essa condição passa a ser potencializada de sexta-feira para sábado.

– O tempo deve se combinar com a umidade que vem do oceano, e isso traz temperaturas mais baixas, chuva e principalmente neve nas partes mais altas do Sul do Estado – aponta.

Comércio conta com a chegada do frio

Na semana passada, muita gente aproveitou os 33,4 °C e foi à praia para marcar o segundo fim de semana da estação mais fria do ano. A chegada do frio também deve fazer com que aumente a procura e a venda de roupas para a estação.

– Estou correndo atrás das roupas mais pesadas, justamente por conta da previsão de frio para os próximos dias. Espero que este ano eles acertem realmente e que dê para usar as roupas. No ano passado, não teve frio tão rigoroso assim – afirma a engenheira civil, Luzia Adelita Schimtt Neto, enquanto escolhia entre uma manta bege e uma bordô em uma loja na rua XV de Novembro.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau considera que a falta do frio até o momento não traz uma situação preocupante, devido a estação estar apenas no começo.

– Não é uma situação que preocupa, pois temos apenas duas semanas (de inverno). Além disso, temos uma expectativa de que as vendas do frio ainda devem deslanchar nos próximos dias, especial com a chegada do frio já nessa semana – pontua o presidente da CDL, Hélio Roncáglio.

Fonte: NSC Total

Foto: Patrick Rodrigues/Santa

COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

?