Terça-feira, 21 de novembro de 2017 -

Aplicativo Alertablu triplica número de usuários

Compartilhe

O aplicativo Alertablu, ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão e Transparência (Segt) em parceria com a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), triplicou o número de instalações nesta semana. Nos últimos dias, mais de oito mil downloads do aplicativo para smartphones ou tablets foram realizados, e o número de usuários subiu para 12.600.

A ferramenta traz informações sobre o nível do rio Itajaí-Açu e a situação do momento, como estado de vigilância, atenção, alerta e prontidão, cotas de ruas e previsão do tempo. Também disponibiliza telefones úteis em casos de emergências, como Corpo Bombeiros, Samu e Polícia Militar; e apresenta a lista de todos os abrigos do município, indicando quais estão ativados.

Desde seu lançamento em 2015 o aplicativo já foi muito utilizado em momentos de crise, facilitando o trabalho dos técnicos da Defesa Civil, já que o número de ligações para saber, principalmente, sobre o nível do rio, reduziu significativamente. Foi em outubro do mesmo ano que o aplicativo teve seu maior número de instalações, quando chegou a 23 mil usuários.

Para Cibele Bohn, o aplicativo facilita seu dia a dia, pois sempre que tem um evento ao ar livre, ela consulta o APP antecipadamente para saber quais serão as condições climáticas do dia. Ela também faz uso da ferramenta por acreditar na credibilidade das informações fornecidas pelos profissionais que produzem o conteúdo publicado. Já Sabrina da Silva Antunes, outra usuária do Alertablu, destaca que com o uso do aplicativo, ficou muito fácil se manter informada sobre o nível do rio, pois em um único lugar encontra as informações desejadas e em tempo real.

É importante ressaltar que o APP Alertablu é um replicador do site do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) que por sua vez, junto com a Defesa Civil, são os canais oficiais de informações da Prefeitura em situações de crise.

Para baixar o aplicativo o interessado pode acessar o site da Prefeitura, clicar no menu “utilidades” e depois escolher a opção “aplicativos para smartphones e tablets” ou então, ir direto no Google Play e pesquisar pelo nome. O Alertablu está disponível para sistema Android e pode ser baixado gratuitamente.

 

Compartilhe
COMENTAR COM O FACEBOOK:
Não temos controle sobre os comentários pelo Facebook

Comentar sem o Facebook

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *